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Auditoria no processo de Gerenciamento de Riscos no Transporte de Carga

A situação de segurança da cadeia de abastecimento no transporte de cargas no Brasil é muito complexa e complicada. Complexo pois 65% do transporte está baseado no modal rodoviário. Complicado se dá muitas vezes pelo gigantismo de nosso país. Um exemplo está no agronegócio, muito concentrado no centro oeste, onde produtos tem destino os mercados exteriores, ou seja, precisam cruzar todo o território ao Norte ou Sudeste para conectar-se com Portos internacionais.

Muitas empresas contratadas, para diversas funções na cadeia de abastecimento, clientes finais reclamando de eficácia no processo. Essa diferença aparece quando ocorre um sinistro ou mesmo na auditoria dos fornecedores de tecnologia e monitoramento de cargas.

O Brasil tem uma característica continental na cadeia de fornecimento e muitas vezes a quarteirização dos serviços de transporte, fazem com que parte da operação não tenha a mesma segurança protecional da viagem principal. Assim entendemos que uma das melhores formas para certificação deste processo pode ser a auditoria preventiva dos serviços contratados.

Por força de contrato dos embarcadores ou apólices de seguros, empresas de transporte contratam seus serviços de segurança, monitoramento e rastreamento. Ou mesmo constroem dentro de suas estruturas células de gestão de riscos. Muito se investe nestes processos, seja terceirizando segurança ou contratando especialistas, mas porque em alguns casos o roubo ou desvio ainda ocorrem?

Existem sim muitos roubos reais que acontecem mesmo com todas as ferramentas funcionando. Identificamos nas auditorias de sinistros falhas básicas que poderiam ter sido tratadas e concertadas por uma ação de auditoria preventiva. Muitas destas falhas estão direcionadas por uma contratação feita por preço, ou seja, compra de serviços no qual o mais barato ganha a concorrência. Então a qualidade do serviço do prestador de serviços acaba não sendo adequada ao risco daquela operação. Outros sinistros ocorrem por uma falha processual, onde existem todas as ferramentas contratadas, pode existir falta de uma validação de alguma das partes. Ex. exigência de isca de carga dentro dos veículos transportadores, porém sem bateria suficiente para todo o trajeto.

O cliente embarcador contrata um transportador especializado e inclui dentro deste contrato as exigências mínimas de segurança e gerenciamento de riscos. O transportador contrata diversos serviços de segurança e gerenciamento de riscos, e na sua ótica realiza um trabalho de excelência. Estas empresas carregam em seus CNPJs uma história de sinistralidade e seriedade. Aqueles que creem que segurança é importante acabam tendo menos eventos de sinistro, aqueles que ainda não carregam este tema em seu negócio transferem para as seguradoras este risco.

Outro exemplo que observamos é que muitos clientes contratam ferramentas de segurança com enfoque de prevenção de roubo, com muito sucesso e qualidade. Porém a carga chega com dano, avaria ou mesmo pode colaborar com um acidente rodoviário. Trata-se de um processo natural das coisas, cuidam do maior risco, aparece outro que ainda não foi cuidado. Ex. falta de amarração adequada em máquinas e equipamentos.

Em um caso específico acompanhei um cliente de motores para fábrica de automóveis. Estes produtos eram transportados sobre racks dimensionados para os motores que viajavam direto para a linha de produção dos veículos. Descobrimos como os racks eram transportados somente depois de um acidente. Estes motores viajavam em racks, que não eram Inter travados, ou mesmo amarrados, ou parafusados no chassi do veículo transportador. Uma das viagens terminou com alguns dos motores atirados no meio da rodovia por falta de amarração correta do produto.

Os caminhões eram do tipo “sider” que facilitam no processo de carregamento e descarregamento dos produtos, mas, não trazem a segurança aos itens transportados. Quando visitamos a linha de montagem dos motores presenciamos uma excelência de qualidade no processo de fabricação, embalagem, empilhamento, conservação, limpeza e cuidados com os motores. Existia na fábrica um excelente processo e zelo com os produtos fabricados. Assim na hora de terceirizar o transporte de produtos acabados faltou o mesmo cuidado com a carga sobre o veículo transportador.

De acordo com os institutos de seguros Europeus e Americanos, 70% dos sinistros, acidentes ou avarias nos transportes de carga podem ser evitados com ferramentas efetivas de gerenciamento de riscos. A vistoria ou auditoria dos processos logísticos é uma das ferramentas muito importantes neste processo de prevenção.

Enfim, verificamos que muitas empresas cuidam de seus ativos dentro de suas fábricas, centro de distribuição, transportadores e parceiros. Ao longo da cadeia de abastecimento encontramos muitas oportunidades de melhorias dos processos por meio de visitas, vistorias, processos de auditoria ou mesmo em uma simples verificação dos sistemas de segurança.

Sobre a Risklog

A Risklog é uma empresa de consultoria e auditoria em riscos. Empresa iniciou suas atividades no início de 2016 para empresas de vários setores no Brasil. Atendendo especialmente através de vistorias de riscos, análise de processos, acompanhamento de clientes. Os principais serviços são treinamentos, visitas técnicas ou mesmo assessoria continuada. Para mais informações vejam os vídeos que estão na página web da Risklog. O principal mantra da Risklog é aprender com seus clientes para ajudar estas empresas a atingir seus objetivos com mais sucesso.

Sobre o autor

Luis Vitiritti é consultor e auditor de riscos desde 1999. Estudou Administração com ênfase em Comércio Exterior trabalhando nesta área antes de entrar no segmento de riscos e seguros. Possui MBA em Riscos e Seguros pela ENS, além da certificação ALARYS de Riscos e Seguros na América Latina. Ao longo de sua carreira realizou mais de 2.000 visitas técnicas com a intenção de conhecer os clientes, seus cenários e ajuda-los a minimizar suas exposições.

 

Contato

Luis Vitiritti, AIRM, MBA

Consultor e auditor de riscos

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luis.vitiritti@risklog.com.br

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